A Internacionalização das Empresas é fundamental para a sua estratégia de crescimento, uma opção  para a sustentabilidade e ganhos na competitividade das economias globais.

Historicamente, observa-se que o processo de internacionalização a partir da década de 90, passou a ter maior predominância das Pequenas e Médias Empresas - PME, sendo que, anteriormente era praticamente dominado pelas grandes multinacionais.

Hoje em dia a internacionalização envolve novos desafios, uma vez que esta  já não é essencialmente uma questão de conquista de novos mercados e crescimento do negócio, mas sim um desafio para a globalização das funções das organizações.

Quer a empresa opte por contratar os seus colaboradores internacionalmente ou apenas procure entrar em novos mercados, uma estratégia de internacionalização pode ajudar fortemente a diversificar e expandir um negócio.

VANTAGENS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA

Fortalecimento da posição comercial da empresa| A internacionalização vai permitir maximizar as vendas da empresa, o que significa que também os seus lucros acabam por aumentar. Uma posição dominante  no mercado internacional vai também permitir à empresa beneficiar de economias de escala e de experiência.
 

Diminuição da dependência do mercado interno| Através da exportação dos seus produtos, a empresa acaba por ficar menos dependente dos resultados conseguidos no mercado interno. Deixa de estar tão vulnerável a mudanças drásticas e às necessidades específicas que podem ocorrer também nesse mercado.

Diminuição da dependência da sazonalidade| Com a exportação a empresa pode facilmente diminuir a sua dependência em relação à sazonalidade dos seus produtos. Por exemplo, se fabricar produtos relacionados com o Inverno, pode vender para outros países, evitando desta forma a época de queda das vendas no seu mercado interno.

Localização dos elementos da cadeia de valor| Uma empresa que internacionaliza a sua actividade pode localizar os vários elementos da sua cadeia de valor – investigação e desenvolvimento, produção, montagem final e distribuição – onde for mais vantajoso para si e onde tiver um maior número de recursos essenciais ao seu funcionamento.

© 2016 por Associação Empresarial de Sines   

sines logo2.png