A Associação Empresarial de Sines (AES) acompanhou o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), numa deslocação a Cabo Verde, para participar na Cerimónia de Batismo da Lancha Santa Catarina, fruto de uma oferta que a APS realizou à ENAPOR (Autoridade Portuária Cabo-Verdiana), no âmbito da cooperação existente entre as referidas entidades, e com o objetivo de reforçar a segurança marítima e serviços portuários, nomeadamente ao nível da pilotagem, atracação e desatracação de navios no Porto da Praia.
A cerimónia que se realizou na manhã do dia 30 de julho de 2024, contou com a presença de suas exas. Ministro do Mar de Cabo Verde, Abraão Vicente, da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação de Cabo Verde, Eunice Silva, do Secretário de Estado das Finanças de Cabo Verde, Alcindo Mota, do Administrador Executivo da ENAPOR, Eduardo Lima, do Administrador-delegado do Porto da Praia, Nelson Freire, e por parte da delegação portuguesa, Luís Cacho, presidente da APS (Porto de Sines), e Presidente Hugo Manuel Ferreira e Diretor Ricardo Ribeiro, da AES.
A lancha que foi batizada com o nome de Santa Catarina, em homenagem à cidade de Santa Catarina, situada no interior de Santiago, que apesar de não ter mar é um dos polos de desenvolvimento do país, foi abençoada pelo Bispo D. Arlindo Furtado. Esta embarcação com 13 metros e capacidade de transporte até 8 tripulantes, encontra-se equipada com meios de extinção de fogo, equipamentos de salvamento e estação composta por AIS, VHF e Radar, sendo considerada de extrema importância para a eficiência das ações de segurança marítima e portuária da região.
Ainda no evento, o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação de Cabo Verde, com representação de sua exa. Eunice Silva, e a ENAPOR, assinaram um protocolo para requalificação de entrada do Porto da Praia.

AES, 30.07.2024
Comentários