top of page
Buscar

Associação Empresarial de Sines em Angola para abrir portas a parcerias


A Associação Empresarial de Sines, no âmbito de uma visita oficial, a Angola, que se encontra a decorrer desde 27 de Setembro até à próxima quinta-feira, 06 de Outubro, representada pelo seu presidente Hugo Manuel Ferreira, com visita programada à capital, Luanda e também ao Soyo, onde constam agendamentos com entidades como a SONANGOL, a Base Kwanda e o Instituto Superior Universitário do Soyo – INSPUNYL, no sentido de promover o desenvolvimento de protocolos de parceria.

Nesta segunda-feira, 03 de Outubro de 2022, a convite da Direcção do Instituto Superior Universitário do Soyo, INSPUNYL, o presidente da Associação Empresarial de Sines participou como orador no primeiro seminário realizado por esta entidade, partilhando o seu know-now, para abordar o tema de Transição Científica para o Mundo Laboral, no sentido de motivar e elucidar os jovens licenciados, para o futuro mercado de trabalho.

Este primeiro seminário científico, a decorrer nos dias 03 e 04 de Outubro, é realizado no âmbito da abertura do presente ano lectivo e como cerimónia de receção ao estudante, presidida pelo promotor da INSPUNYL, o Eng. Pedro Manuel, de forma a enquadrar os alunos ao ensino superior e motivá-los para as aprendizagens e conquistas que daí advém.

Neste primeiro dia de evento, mais ligado ao enquadramento científico, foram abordados temas como o estado do ensino superior em Portugal e em Angola, tendo como orador o Prof. Drº Paulo Figueira, a liderança e a motivação pela prof. Drª Marília Favinha, o paradigma da transição digital pela Prof. Drª Ana Pires, Diretora do Agrupamento de Escolas Severim Faria, em Évora, e a transição do ensino superior para o mercado do trabalho. Este último assunto, da responsabilidade do Eng. Hugo Manuel Ferreira, marcou aspetos como as dificuldades sentidas pelos recém-licenciados na obtenção do seu primeiro emprego na área de formação superior, como ultrapassá-las da melhor forma e a capacidade de adaptação necessária, a aplicação dos conteúdos aprendidos na prática laboral e ainda questões associadas ao comportamento humano e currículo vitae.

Ainda, neste seguimento, iniciou-se aqui a efetivação de uma parceria entre a AES e a INSPUNYL, que permitirá promover o incremento da formação especializada de qualidade no Soyo e o acesso a mão de obra qualificada em Angola.


AES Out. 2022



bottom of page